segunda-feira, 2 de julho de 2018

O  TALIT

   Olá a todos! Nesse post vou falar sobre algumas conotações e significados esotéricos atribuídos ao chamado "talit" que é o manto de orações da tradição judaica.
   Esse manto geralmente é feito de seda, lã ou linho e costuma ter franjas nas laterais e linhas coloridas de azul. Essa coloração azul era tirada antigamente de um molusco chamado chilazon. Um homem usando um talit:
   O significado básico do uso do talit é isolar a pessoa do mundo vulgar para entrar em um ambiente de oração, ajuda a se concentrar. Objetos e acessórios externos que ajudam a se lembrar de Deus são muito importantes, pois, no corre-corre do dia a dia as pessoas do mundo moderno acabam ficando muito materialistas. Uma curiosidade é que a bandeira de Israel foi baseada em um talit por isso ela é branca com essas duas faixas azuis, assim como um talit tradicional veja:

   Outro acessório da tradição judaica que tem uma conotação semelhante é o chamado "quipá" ou "kipá", esse é usado na cabeça. Pessoas usando o kipá:
   O quipá simbolicamente ajuda a lembrar que Deus está acima de todos nós. Os bispos do catolicismo ás vezes usam um acessório semelhante ao kipá, como o cristianismo veio do judaísmo é natural que eles tenham adaptado esse acessório. Os bispos católicos com acessório na cabeça semelhante ao kipá judeu:
   O grande cabalista Abraham Abuláfia (nascido em 1240 e falecido em 1291, fiz uma menção biográfica dele no meu livro "O Conhecimento da Cabala" disponível em versão e-book no site clubedeautores.com.br) dava grande importância ao uso do talit durante a prática de técnicas meditativas. Pessoalmente considero Abuláfia um cabalista superior ao Issac Luria considerado pela maioria dos cabalistas como o maior cabalista de todos os tempos. Abuláfia dava grande importância a técnicas meditativas e o sistema dele envolvia movimentos específicos com a cabeça de acordo com as letras hebraicas recitadas. Ele realmente atingia estados meditativos muito elevados próximos do estado considerado "de profecia" o estado mental atingido pelos profetas de antigamente através do qual eram capazes de realizar os tão famosos "milagres" da antiguidade relatados na Bíblia. Em certo ponto de seus livros Abuláfia menciona a contemplação da linha azul do talit e que essa contemplação facilita a indução a esses estados elevados.Técnicas específicas de meditação também fazem parte da cabala embora a maioria das pessoas do mundo ocidental costume associar a meditação a tradições orientais como budismo ou hinduísmo, mas, esse tema deixarei para abordar em outro post futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário