sexta-feira, 6 de julho de 2018

A  MEZUZAH

   Olá a todos! Nesse post vou falar sobre um objeto típico da tradição judaica, a chamada "mezuzah".
   Mezuzah significa "umbral" trata-se de um objeto contendo um rolo de pergaminho com trechos da Torá que os judeus costumam fixar no batente das portas, no lado direito e geralmente com uma leve inclinação para dentro. Existem certos padrões a serem obedecidos para a correta colocação da mezuzah. Ela deve ser afixada de modo permanente, por um judeu mais experiente e que já cumpriu o "bar mitsva" (formação religiosa que os meninos geralmente alcançam por volta dos 13 anos) e é recitada uma benção antes de fixá-la. Algumas fotos de mezuzah:

   Os judeus geralmente beijam as mãos e tocam a mezuzah quando entram em casa. É muito comum que algumas tenham a letra hebraica "shim" por fora pelo mesmo motivo que algumas caixas de tefilin (conferir post desse mesmo blog de título "O TEFILIN) pois eles geralmente tem um pedaço de pergaminho com a oração chamada "shemá" Deutoronômio cap. 6 versículos 4 a 9 que conclama a unicidade de Deus e começa com a letra hebraica "shim". Há uma grande variedade de formas de mezuzah, geralmente são adornadas com imagens que remetem a tradição judaica como imagens de templos, a estrela de Davi (hexagrama) e a forma da pedra dos dez mandamentos. Veja a cena do filme "Ben Hur" em que o herói do filme que é judeu beija uma mezuzah antes de entrar na casa:
   Além de seu simbolismo religioso, há por trás do uso da mezuzah um simbolismo ocultista também. Faz lembrar o episódio bíblico em que antes de desencadear a décima praga do Egito, Deus ordena a Moisés que pinte a porta das casas dos israelitas com sangue de cordeiro para evitarem terem seus filhos primogênitos mortos. Na tradição de muitas regiões da Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, onde floreceu a cultura babilônica havia a tradição das "bacias de encantamento" que costumavam serem enterradas na soleira das portas para "prender demônios". A demonologia assíria e babilônica era muito elaborada e tal tradição continuou e até incorporou elementos do judaísmo, algumas dessas bacias descobertas continham encantamentos pedindo proteção de anjos conhecidos pelo nome da tradição judaica e de Salomão famoso na tradição por ter comandado demônios. Na tradição oculta se considera que além das pessoas, demônios também entram pela porta, fiz menção a isso na resenha sobre o filme "Constantine" no meu outro blog ricardodias7.blogspot.com.br veja imagem da cena do filme em que a personagem Angela entra no apartamento do Constantine e nota as inscrições no batente de sua porta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário