terça-feira, 23 de junho de 2020

A ORIGEM DAS NAÇÕES ANTIGAS E DAS DOZE TRIBOS DE ISRAEL

   Olá a todos! Nesse post vou apresentar uma visão geral sobre como a tradição judaica interpreta a origem dos principais povos da antiguidade (que viriam a formar os reinos e etnias então conhecidos da atualidade) e sobre as 12 tribos de Israel.
   Os judeus por serem um povo muito antigo e também por terem recebido conhecimento a respeito sabiam quais eram os ancestrais que viriam a gerar os diversos povos. O historiador judeu da antiguidade Flávio Josefo (38 d.C-100 d.C) já menciona sobre as origens das nações no seu livro "Antiguidades dos Judeus". De acordo com a Bíblia, os diversos povos que vieram a se espalhar sobre a terra surgiram de Noé e seus três filhos Sem ,Can e Jafet (considerando que teoricamente o dilúvio "eliminou" todos os outros humanos, embora hajam controvérsias e até quem argumente que alguns escolhidos se salvaram dessa catástrofe em refúgios subterrâneos por exemplo) o dilúvio reiniciou as gerações humanas. Através da lista genealógica apresentada em Gênesis se conhece os ancestrais de algumas nações como em Gênesis cap. 10 versículos 2 a 5:

   "Os filhos de Jafet foram Gomer, Magog, Madai, Javan, Tubal, Meshech e Tirás. Os filhos de Gomer foram Ashkenaz, Rifai e Togarmá. Os filhos de Javan foram Elishá, Tarshish, os Quititas e os Dodanitas. Deses, as nações ilhas, seus clãs e suas nações ramificaram-se, cada um com sua língua, em suas terras."

   De modo geral, considera-se que Jafet foi o ancestral dos povos "caucasianos" de pele clara e olhos claros, celtas e escandinavos por exemplo. "Magog" um de seus descendentes pode ser uma referência ao mítico povo de Gog e Magog, ou, como muitos interpretam ao povo russo. Javan é o ancestral dos gregos. E Ashkenaz parece remeter ás populações judaicas do norte e oriente da Europa chamados askenazi, por extensão aos povos eslavos. Meshech e Tirás são considerados os ancestrais do povo persa. Continuando em Gênesis cap. 10 versículos 6 a 7:

   "Os filhos de Ham foram Cush, Egito, Put e Canaã. Os filhos de Cush foram Sebá, Chavilá, Sabtá, Raamá e Sabtechá. Os filhos de Raamá foram Shebá e Dedan."

   Ham (também pronunciado como "Cam") é considerado o ancestral dos povos africanos. Cush foi outrora o nome de um reino africano ao sul do Egito. O próprio Egito é considerado um reino criado por um descendente de Ham. Sebá remete claramente ao reino de Sabá de onde veio a rainha que viria a se relacionar com Salomão. No "Kebra Nagast" livro sagrado da Etiópia há um trecho em que a princesa do Egito, a primeira a induzir Salomão a idolatria, repreende Salomão por ter gerado um filho com a rainha de Sabá que era estrangeira e negra, mas, Salomão argumenta que tanto ela quanto a rainha de Sabá pertenciam a mesma linhagem de Ham pois ele ainda sabia esse conhecimento sobre a origem dos povos, veja o trecho:

   "E ela respondeu: -Teu filho levou Zion embora (a Arca da Aliança), teu filho a quem tu geraste, que surgiu de um povo alienígena (estrangeiro), ao qual não foi indicado para se casar, de uma mulher etíope, que não é da tua cor, nem de teu país, e que é mais do que tudo, negra.
   E Salomão respondeu: -Não és tu da raça da qual Deus nos impediu de tirar esposas? E tua raça é a raça dela, pois todos vocês são crianças de Ham. (...)"

   Portanto, embora, a princesa do Egito tivesse pele clara e a rainha de Sabá fosse negra, ambas pertenciam á mesma linhagem e geração de Ham. Sabe-se que o Egito antigo foi uma nação multirracial, houveram tanto faraós negros quanto de pele clara, análises de pesquisadores atuais confirmam. Continuando em Gênesis cap. 10 versículos 21 a 22: 

   "Filhos nasceram também a Sem. Ele foi o ancestral de todos os que viviam do outro lado (o lado oriental do Eufrates) e irmão de Jafet o filho mais velho. Os filhos de Sem foram Elam, Assíria, Arpachshad, Lud e Aram."

   Sem é considerado o ancestral dos povos semitas, mencionou-se ali Assíria um povo beligerante do crescente fértil. 
   Os judeus consideram o hebraico a "língua mãe" de todas as outras a língua original da humanidade (há debate entre filólogos e outros especialistas o que não é a nossa área). O ponto de dispersão e surgimento das outras línguas foi o episódio da torre de Babel em Gênesis cap. 11 versículos 5 a 9: 

   "Deus desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens haviam construído.  Deus disse: 'Eles são um único povo, todos tendo uma língua e é isto que começam a fazer? Então não deveriam agora ser impedidos de fazer tudo que planejaram? Vinde, desçamos e confundamos ali sua fala, para que um não entenda a fala do outro. Deus espalhou-os daquele lugar por toda a face da terra, e eles pararam de erigir a cidade. Por isso, ela foi denominada Babel, pois foi esse lugar em que Deus confundiu a língua do mundo inteiro. Dali Deus dispersou-os por toda a face da terra."

   A tradição judaica considera que as nações raiz dos povos antigos foram 70 e também 70 eram as línguas raiz dos povos antigos. Agora vamos avançar até o surgimento das 12 tribos de Israel.
   Que o povo de Israel era separado, subdividido em 12 tribos, ou clãs se preferirem, isso o Alcorão confirma conforme o cap. 2 versículo 60:

   "E quando Moisés pediu água para seu povo, dissemos-lhe: 'Bate na rocha com teu cajado,' E da rocha brotaram 12 nascentes. E cada tribo soube que nascente lhe pertencia. E foi-lhe dito: 'Comei e bebei do que Deus criou, mas não corrompais a terra.'"

   A raiz dessas 12 tribos e os nomes delas vieram dos 12 filhos de Jacó. José era o segundo filho mais novo, eu já li grande variedade de versões de fora da Bíblia sobre as dificuldades que ele passou antes de se tornar vice rei do Egito e narrativas mostrando outras facetas de sua personalidade também são muito ricas, mas, o que se mantém em todas narrativas é sobre sua beleza e inteligência. Além do idioma egípcio que ele aprendeu, José conhecia todas as línguas dos outros povos estrangeiros que frequentavam o Egito e isso parecia ser um pré requisito para fazer parte da realeza no Egito conforme o comentário de Rashi ao Gênesis cap. 38 versículo 44:

   "O faraó então disse a José (na presença da multidão): 'Eu sou o faraó, sem tua permissão, nenhum homem levantará sua mão ou seu pé em toda terra do Egito.' (comentário de Rashi): Quando escutaram que também estariam subordinados a José, os conselheiros do faraó exclamaram: 'Como podes conceder a um escravo autoridade sobre nós?!' O faraó respondeu-lhes: 'Identifico nele características régias.' Disseram-lhe: 'Se estiveres certo, ele deve saber todas as setenta línguas, como se espera da realeza.' Porém, antes que pudessem testar José, veio o anjo Gabriel e ensinou-lhe todos os idiomas que ele ainda não conhecesse. Depois disso, qualquer que fosse a língua em que o faraó lhe falasse, José respondia na mesma língua. Contudo, quando José tentou conversar com ele em hebraico, o faraó não o compreendeu, pois a língua hebraica havia sido preservada apenas pela linhagem de Sem. Vendo que José conhecia esse idioma, e portanto que era mais apto que ele para governar o Egito, o faraó lhe disse: 'Jura que não divulgarás isto', e José jurou-lhe."

   A cada uma das 12 tribos é atribuído um símbolo, como um brasão heráldico. Esse símbolo é baseado nos atributos próprios daquela tribo. Devido a sua visão profética, quando deu sua última benção a seus filhos Jacó pode conhecer quais seriam os atributos de cada tribo. Graças a isso ele também pode perceber que Efraim o filho mais novo de José merecia a benção principal embora o primogênito fosse Menache (ou Manasés se preferirem) ele soube que a tribo de Efraim seria maior, de mais destaque, conforme Gênesis cap. 48 versículos 12 a 15:

   "José então os tirou de entre os joelhos de seu pai e curvou-se em direção a ele, ao chão. José tomou a ambos a Efraim com sua mão direita á esquerda de Israel, e Menashe com sua mão esquerda á direita de Israel e aproximou-os dele. Israel estendeu sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora ele fosse o filho mais novo, e pôs sua mão esquerda sobre a cabeça de Menashe. Ele cruzou suas mãos deliberadamente, apesar de saber que Menashe era o primogênito. Ele abençoou José e disse: 'Que Deus, diante de quem andaram meus pais, Abraão e Isaac, o Deus que foi meu pastor desde meus primeiros dias até hoje, e sempre enviou o anjo que me livra de todo mal, abençoe os jovens. Que eles levem o meu nome, juntamente com o nome de meus pais Abraão e Isaac, e se propaguem como os peixes, mas na terra.'"

   Devido a essa parte, alguns atribuem o peixe como um símbolo da tribo de José embora seja pouco comum. A tribo de José é diferente das outras, pois, as tribos de Efraim e Manasés junto a de José são consideradas como sendo uma só tribo. A benção de Jacó a seus filhos da qual se baseou o símbolo e atributos de cada tribo está no cap. 49 de Gênesis:

   "Rubem, tu és meu primogênito, minha força, o primeiro do meu vigor. Notável em dignidade e notável em poder. Impetuoso como água corrente, mas não terás o primeiro lugar pois movestes o leito de teu pai de lugar e desse modo maculastes meu leito."

   Costuma-se atribuir a tribo de Rubem o símbolo da água corrente, sua pedra correspondente no peitoral do sacerdote é o rubi e a posição dessa tribo em torno do tabernáculo durante a viagem pelo deserto é o sul. Eu optei por desenhar eu mesmo o símbolo ao invés de usar uma imagem da internet que representa as 12 tribos pois elas estão muito estilizadas:

   "Simão e Levi foram parceiros no crime, suas espadas são instrumentos de violência. (...) Maldita cólera que os levou á violência, maldito furor que os induziu á crueldade!"

   Costuma-se atribuir a espada como símbolo da tribo de Simão, a pedra no peitoral é esmeralda e sua posição é sul:

   Embora Levi tenha sido mencionado por Jacó compartilhando com Simão a perícia na espada, essa tribo é mais lembrada por ser a casta sacerdotal que foi incumbida de transportar a arca e realizar trabalhos diretamente relacionados ao templo. ás vezes se usa a arca como símbolo dessa tribo, o tabernáculo e aqui optei por usar o peitoral do sacerdote. A pedra é o topázio e a posição é ao redor do tabernáculo mais próximo que as outras tribos, os filhos de Gérson á oeste, de Merari ao norte, de Aarão ao leste e de Coate ao Sul:

   "Judá, como um filhote de leão, voltas trazendo a caça, se agacha e se deita como um leão temível, quem ousará despertá-lo? Não se apartará de Judá o cetro, até que venha aquele a quem pertence por direito e em torno do qual as nações se reunirão."

   O símbolo do leão é atribuído a tribo de Judá e essa tribo exerceu a realeza em Israel. A pedra é o carbúnculo e a posição é leste:

   "Zabulon habitará a beira dos mares, no litoral onde aportam os navios, sua fronteira se estenderá até Sidon."

   O símbolo atribuído a tribo de Zabulon é o navio, ou porto sendo seus atributos as viagens e comércio marítimos. A pedra é o diamante e a posição é o leste:

  "Issacar é como um jumento forte deitado entre as cidades. Vê que o descanso é bom e a terra aprazível. Curva os ombros sob a carga e cumpre seu trabalho."

   O símbolo da tribo de Isaacar é um jumento. A pedra é safira e a posição é leste:

   "Dã julgará seu povo, as tribos de Israel. Dã será como uma serpente no caminho, mordendo a pata do cavalo e derrubando o cavaleiro."

   O símbolo da tribo de Dã é a serpente. A pedra é o jacinto e a posição é norte:
 
   "Gad será saqueado por quadrilhas de assaltantes, mas também os assaltará e perseguirá."

   O símbolo atribuído a tribo de Gad costuma ser as tendas de um acampamento militar. A pedra é ametista e a posição é norte :

   "De Asher provirão as iguarias mais deliciosas que abastecerão o rei."

   Embora a benção de Jacó não especifique que alimentos sejam esses, convenciona-se atribuir a tamareira com seus frutos á tribo de Asher, possivelmente pela tamara ser uma iguaria muito apreciada e típica do clima desértico dessa região. A pedra é o crisólito e a posição é norte:

   "Naftali é como um veado solto que trás boas palavras."

   O símbolo atribuído a Naftali é um veado (antílope, corsa). A pedra é ágata e a posição é norte:

   "José é um homem encantador como uma videira fértil junto á nascente e com os ramos crescendo acima de um muro."

   Há outras características atribuídas a tribo de José, mas, optaremos por usar uma videira para representá-la. A pedra é o ônix e a posição é oeste. Como já disse, essa tribo se difere das outras por ser reunida sob o nome de três patriarcas, além de José os nomes de seus filhos Efraim e Manasés:

   "Benjamim é como um lobo feroz que agarra a presa pela manhã. Á tarde reparte os espólios."

   O símbolo atribuído a Benjamim é o lobo, a pedra é jaspe e a posição é oeste:


   Como dito, cada tribo ocupava uma posição em torno do tabernáculo durante a travessia do povo pelo deserto:


   A descrição das pedras com os nomes das tribos de Israel no peitoral do sacerdote aparece em Êxodo cap. 28 versículos 15 a 21:

   "Farás um peitoral de julgamento artisticamente trabalhado, do mesmo tecido que o ephod: ouro, púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido. Será quadrado, dobrado em dois, do comprimento de um palmo. Tu o guarnecerás com quatro fileiras de pedrarias. Primeira fileira: um sárdio, um topázio e uma esmeralda; segunda fileira: um rubi, uma safira, um diamante; terceira fileira: uma opala, uma ágata e uma ametista; quarta fileira: um crisólito, um ônix e um jaspe. Serão engastadas em uma filigrana de ouro. E, correspondendo aos nomes dos filhos de Israel, serão em número de doze, e em cada uma será gravado o nome de uma das doze tribos, á maneira de um sinete."

   Há uma variação nos nomes das pedras do peitoral, em uma versão do Êxodo com comentários de Rashi as pedras são chamadas: quartzo vermelho, esmeralda, quartzo amarelo, rubi, safira, berilo (gema azul-esverdeada), zircônia vermelha, quartzo rajado, ametista, crisólito amarelo-esverdeado, ônix e jaspe (quartzo esverdeado). Mas, é uma questão a ser levantada a razão de essas pedras terem sido escolhidas. Tudo, desde os números, arranjos, e os materiais usados na construção do tabernáculo, da arca e dos utensílios e vestes dos sacerdotes é bastante elaborado. Há uma razão para isso? E mais: essa combinação de pedras já foi submetida a algum tipo de teste por meios científicos para saber quais seriam as propriedades dos objetos construídos com esses arranjos? No mais, espero ter contribuído para o leitor ter uma visão geral sobre a concepção da origem das nações antigas e das doze tribos de Israel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário