O TEFILIN
Olá pessoal! Nesse post vou falar um pouco sobre os aspectos simbólicos do "tefilin" mais um acessório típico da tradição judaica.
A palavra "tefilin" vem da mesma raiz hebraica da palavra "prece", é basicamente um tipo de amuleto de proteção usado com o propósito de se recordar de Deus. Consiste em duas caixinhas contendo fragmentos escritos da Torá e unidas por uma tira de couro que deve ser feita de um animal "puro" de acordo com os que são considerados "puros" na Torá. O costume judeu é que a pessoa pode usar o tefilin apenas após o "Bar Mitsvá" (significa "filho do mandamento" é a formação religiosa tradicional pela qual deve passar todos judeus, fazendo um paralelo seria o equivalente a "primeira comunhão" dos católicos) e apenas no shabbat, o sábado é que não se deve usá-lo. Imagem de um tefilin:
Aqui foto de soldados israelenses usando tefilins e inclusive o talit, o manto de orações sobre o qual já falei em um post desse mesmo blog:
A maneira tradicional de se usar o tefilin é enrolar uma parte com uma caixinha no braço esquerdo pois fica próximo do coração, e a outra caixinha fica na testa. Os quatro versículos da Torá que conclamam os israelitas a se recordarem de Deus são: Êxodo cap. 13 versículos 1 a 10, Êxodo cap. 13 versículos 11 a 16, Deuteronômio cap. 6 versículos 4 a 9 e Deuteronômio cap. 11 versículos 13 a 21. Esses trechos são a "Shemá" a profissão de fé judaica. A mais lembrada é o trecho de Deuteronômio cap. 6 versículos 4 a 9 e esse trecho começa com: "Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é um Deus único." e "Ouve" em hebraico é "Shemá" por isso a letra "shim" aparece naquela primeira imagem do tefilin. O tefilin é fabricado sob determinados padrões e obedecendo certos ritos. Detalhes mais significativos sobre os significados esotéricos do tefilin podem ser encontrados no livro "Tefilin: A Conexão Com o Infinito" de autoria do cabalista Aryeh Kaplan:
Também um desses trechos costuma ser colocado na chamada "mezuzá" assessório da tradição judaica colocado no batente das portas por isso a letra hebraica "shim" costuma aparecer em uma mezuzá, mas, falarei sobre a mezuzá em outro post. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário