domingo, 1 de julho de 2018

O  SHOFAR

   Olá pessoal! Nesse post vou falar sobre os significados esotéricos atribuídos ao "shofar".
   O shofar é o "chifre cerimonial" da tradição judaica, ele é perfurado para ser usado como instrumento de sopro e soprado em certas ocasiões especiais dentro e fora da celebração religiosa judaica. Para a fabricação do shofar a tradição manda que seja usado o chifre de um animal "puro" (a Bíblia apresenta em várias partes uma lista de animais considerados "puros" ou "impuros" de acordo com a tradição judaica) mas comumente se usa um chifre de carneiro lembrando o sacrifício de um carneiro que o patriarca Abraão fez no lugar de seu filho Isaac. Existem diversas maneiras dele ser tocado e com diversos significados.
   O simbolismo do toque do shofar é muito rico. O próprio soar do som é um estímulo para se entrar em outro estado mental, mais espiritualizado. Na celebração judaica tradicional geralmente é tocado após a leitura da Torá. Seu toque conclama os ouvintes da cerimônia a pensarem em seus próprios atos, se arrependerem de seus pecados, buscarem misericórdia e recordarem-se de Deus. Uma foto de um adepto judeu tocando o shofar, inclusive usando uma tira de couro enrolada no braço, o "talit"(manto de oração) e o "tefilin" na cabeça (caixinhas com um pergaminho escrito com uma parte da torá) todos esses elementos são altamente significativos e em outra postagem falarei deles:
   Elementos externos usados com o propósito de induzir a um outro estado mental estimulando os sentidos são muito comuns no ocultismo em geral. O incenso é usado para diversos propósitos, dentro de cultos religiosos a intenção é fazer uma oferta de um produto de aroma agradável para "honrar" a divindade, mas, nas tradições dos oráculos da antiguidade a pessoa que era o oráculo normalmente inspirava certos incensos para entrar no estado mental alterado. A música também era usada como um indutor de estados mentais alterados, certos profetas recorriam a música para atingirem esses estados. Na magia cerimonial é comum achar referência a uma corneta ou sino para serem tocados no ritual, o propósito é esse. Já vi referências a um gongo também dentro da magia cerimonial. No exorcismo judaico (muitas tradições religiosas fora do catolicismo tem técnicas específicas de exorcismo) ao invés de um só exorcista é reunido um "minian" (também chamado de "minyan" é um grupo de dez homens adultos reunidos para certas obrigações religiosas) liderado por um rabino mais experiente e é soprado o shofar no ritual exorcístico. Com isso creio ter explicado alguns significados e usos do shofar, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário