segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

OS  DIFERENTES  NÍVEIS  DE  ALMA  DE  ACORDO  COM  A  CABALA

   Olá a todos! Nesse post vou falar um pouco sobre o conceito cabalístico de "níveis de alma" e consequentemente de diferentes "universos de manifestação".
   Para os que estão começando a adentrar nos assuntos cabalísticos entender essa terminologia e significado desses conceitos pode ser complicado, não é o tipo de coisa que se encontra facilmente outros objetos para fazer analogia que serve de exemplo facilmente compreendido, não há muitos conceitos equivalentes com os quais a maioria está acostumado, são descrições típicas da cabala. Mas uma boa introdução que eu recomendo pode ser encontrada no meu livro "O Conhecimento da Cabala" link á direita do blog.
   De acordo com a cabala, o universo não é composto apenas desse plano tridimensional/material em que vivemos, na verdade esse é o plano mais grosseiro, limitado e o último a ser criado. Outros planos são mais amplos, mas, Deus (no sentido mais abrangente, não apenas no sentido antropomorfo de velhinho barbudo ditador cósmico que povoa o imaginário popular) é capaz de se manifestar em todos esses universos, o ser humano em seu estado comum é que não é capaz de ter esse contato direto com a manifestação divina, por isso, em suas manifestações em nosso mundo físico ele costuma se apresentar através de "véus", que são filtros. Devido a esses "filtros" nossa visão dele é deturpada, vemos apenas uma fração distorcida do todo. Um exemplo disso é a manifestação da "sarça ardente" para Moisés sobre o qual falei no post anterior intitulado "MOISÉS, O  GRANDE  INICIADO". Em um sentido mais profundo, essa imagem é apenas uma metáfora, um objeto anormal usado para mostrar o quanto Deus se diferencia de nossos conceitos mundanos e limitados. Os universos de manifestação de acordo com a cabala são quatro: assiah (a séfira malkut pertence a esse plano) yetsirá (as séfiras gevurá, chessed, tiferet, hod, yessod e netsach pertencem a esse plano) briá (a séfira biná pertence a esse plano) e atzilut (as séfiras keter e chocmá pertencem a esse plano). Assim como as séfiras da árvore da vida pertencem a diferentes planos de manifestação, também as almas das pessoas atingem diferentes níveis de evolução. Uma ilustração mostrando a que universo de manifestação pertence cada séfira na árvore da vida:


   Veja essa explicação dada em forma de nota do editor no livro "Meditação e Cabalá":

   "(...) alguns cabalistas ensinam que a alma não é despertada de forma uniforme ou completa no corpo físico; quando a criança nasce, juntamente com o primeiro sopro desperta-se a Néfesh, a parte mais primitiva da alma, que permite ao indivíduo a força de Guf (corpo físico); com aproximadamente 13 anos manifesta-se a Rúach, a parte da alma responsável pelo intelecto e pela capacidade de argumentação; entre os 28 e 36 anos, o ser acorda a Neshamá, a compreensão interna do lado espiritual, que permite o alcance de níveis mais altos de conexão com o Divino. As duas mais altas partes da alma, Chaiá e Iechidá, são concedidas aqueles que já estão em um nível espiritual muito alto ou próximos da morte. Mas, nem sempre é assim. Alguns indivíduos despertam as três primeiras camadas da alma logo na infância; outros, passam a vida toda só com as duas primeiras -são os intelectuais ateus, que não conseguem crer em Deus simplesmente porque não conseguem alcançar a compreensão de nada além da matéria. E, ainda que isto represente algo não natural, existem poucos privilegiados, com missão bem definida, o que faz com que recebam o despertar das cinco partes da alma logo na passagem da adolescência para a fase adulta. Entre esses, posso indicar Isaac Luria, Moshe Luzatto, Arieh Kaplan e outros, que vão 'embora' cedo pois completaram suas tarefas em tempo recorde!"

   Resumidamente, a "alma primordial" chama-se "néfesh", é a alma em seu estado mais simples ligada a impulsos instintivos, a essa categoria pertencem as almas dos animais, dos bebês humanos, das entidades forma-pensamento e dos golems criados pelos grandes adeptos. "rúach" é o próximo nível quando a alma desenvolve a capacidade de compreender de modo lógico vários assuntos. O próximo nível é "neshamá" quando a alma desperta a capacidade de sondar os assuntos espirituais de modo maduro, esse nível é alcançado geralmente na idade adulta. "Chaiá" é um nível acima alcançada por volta dos 40 anos. O nível mais elevado alcançado pela alma é chamado "iechidá" quando a alma já tem capacidade de penetrar os grandes mistérios divinos e do universo, nesse nível ela já está apta a ter um contato direto com o divino, sem filtros. Esse nível geralmente só se alcança na velhice. O editor citou nomes de grandes santos que faleceram jovens por já terem cumprido suas missões e alcançado os níveis elevados de alma rapidamente. O nível mais elevado é o que foi alcançado pelos grandes iluminados do passado como o patriarca Enoch, o profeta Elias e El Khidr patrono da ordem muçulmana sufi, todos esses citados transcenderam o nível mundano da existência através da ascensão espiritual e tornaram-se imortais ainda hoje lembrados ( e mantendo contato) pelos adeptos de alto nível de todas as ordens iniciáticas e tradições esotéricas.  

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